segunda-feira, 6 de março de 2017

DA CEVA

Já faz anos, fomos fazer o Compoor canta Lupi lá pelas fronteiras e depois da tocata enveredamos pela noite e aterrissamos num bar Bebeto Alves, Nelson Coelho de Castro e talvez estivesse também Everson Vargas e havia uma cerveja uruguaia chamada Patrícia e mandamos baixar duas e achamos incomum o nome e o formato grandão de litro e logo também nos pareceu estranho o sabor forte, mas fomos nos amalgamando e pedindo mais e quando o sol já dava as caras, chegamos ao hotel engatinhando. Todos completamente apaixonados pela Pati.

Algum tempo depois a Patrícia chegou por aqui por estas bandas e fiquei alegre até o momento de beber e verificar que tava fracolas . Daí fiquei sabendo que a Ambev tinha comprado.

Algo parecido aconteceu faz pouco tempo num bar aqui de PoA. Cheguei no balcão e perguntei que cerveja tinha. Uma das opções era Eisenbahn. Quis saber o preço e era o mesmo das outras. Bueno. Me atirei, é claro. Quando botei na boca, que decepção. Era Skol. Ambev de novo. Como é que uma cervejaria consagrada como a Eisenbahn vende a permissão pra botar seu nome no rótulo de uma água suja? Coisa parecida aconteceu com a Devassa, uma cerveja carioca de primeira. Vendeu o nome pra botar em latas que são um horror. Intragável a Devassa em lata. As de garrafinha ainda são o must.

Faz alguns anos li no jornal que a Ambev tinha comprado a Cerpa, uma cerveja feita no Pará que era pra mim a melhor cerveja do país. Levou uns dois anos pra eles ferrarem a Cerpinha. Uma noite, no Rio Scenarium, no RJ, pedi uma. Tinha gosto de tungstênio titanizado. A Cerpa tava uma merda, mas os caras ainda tentaram manter uma certa personalidade. Gosto sintético esquisitíssimo.

A Polar, ceva feita aqui nos Pampas foi a primeira a cair. Era boa a Polar e acabaram com ela. A última que rolou pelo precipício foi a Sul Americana, uma cerveja carioca muito boa e barata. Ambev também meteu a mão e transformou em lixo líquido. Mais uma grande perda, pois tinha um preço bem acessível.

A Antárctica aqui do sul era massa e caiu. A Original também. A Bohemia, a cada dia que passa, fica mais caricata. Só restou a Serramalte que ainda é uma puta cerveja. Estes tempos o supermercado tava vendendo a Serra em garrafas pequeninhas. Fantásticas. Tem um gosto nostálgico de quando a gente era criança, provava aquela bebida amarela e achava ruim, amarguenta, mas já adivinhava a onda interessante que aquilo tinha. A Serramalte é um cerveja que a gente pode se dedicar, isto quer dizer, dá pra sentar e beber numa larga escala, ao contrário das artesanais que andam por aí. Artesanais tão arrebentando sim, mas é pra provar, beber um pouco, conversar sobre elas. Não dá pra ficar enchendo o pote. São muito fortes e substanciosas. Te deixam enjoado antes de ficar bêbado.

A Ambev tem como meta comprar e aniquilar todas as cervejas do planeta. A Ambev é um troço parecido com o sertanejo universitário. Quer transformar tudo num sabor único. E ruim.

E sendo ruim assim, a cerveja pra nós brasileiros tem de estar estupidamente gelada. Pra que a gente não sinta o gosto. No ano de 2011 o percussionista alemão Andreas Weiser me convidou pra visitar sua casa. Ficava num prédio recuperado da segunda guerra, era quinto andar, não tinha elevador, o pé direito imenso e uns degraus altinhos. Tive um infarto no terceiro andar e um AVC no quarto. Quando consegui chegar ao apartamento, Andreas me levou até a cozinha e me ofereceu uma cerveja. Sentamos à mesa, ele se abaixou e pegou uma garrafa de um engradado. Reparou na minha cara surpresa e disse que na Alemanha não se botava cerveja na geladeira, que isso era coisa de brasileiro. Era começo de verão em Berlim. Fazia uns vinte graus e aquela cerveja de fato era saborosa, mesmo estando à temperatura ambiente.

PS. Sabe a Proibida? Experimentei dia destes. Dei um gole e joguei fora. Consegue ser pior do que tudo que já provei até agora. Malt nojenta e Kaiser dão de 10.

AH...SÓ MAIS UMA COISINHA. Estas cervejas horrendas como Skol, Antártica, Brahma estão sendo feitas com cereais não maltados e diz que isto indica um grande risco de serem transgênicos. É mole?

Nenhum comentário:

Postar um comentário