domingo, 7 de agosto de 2016

OS JOGOS

A Aline Julio disse exatamente que:

“Bah
Queria ser uma criança hj
Pra me sentir 100% feliz c as olimpíadas
Era pra ser bacana isso tudo
Mas não dá.”


Ela se sente como eu e como tantas outras pessoas que enquanto caminham, sentem uma pedra no sapato que fica doendo. A pedra tá sempre ali. Incomodando.

As coisas, em geral, estão em desacerto demais no país e no mundo e já não conseguimos deixar isso de lado.

Agora, é importante que se diga. O Fora Temer não levou nem a recatada nem o filho na cerimônia para preservá-los das vaias. É um camundongo, todos sabemos, mas desta feita foi um camundongo cuidadoso. Como é que um cara aguenta ser assim tão camundongo? Aos olhos de uma parte da nação que sabe que ele é camundongo? A outra parte da nação também sabe, mas desconversa pois tem uma tendência à camundonguice. Só pode ser isto. E pelo mundo afora também já se espalhou que o cara é um camundonguinho sarnento. Como deve ser ir pra cama e ficar pensando nisso?

Na hora que o Fora Temer falou, todo borrado, e a vaia veio, minha mãe vibrou. Minha mãe, Magali Corona, tá vibrando com a Olimpíada. Ela toda hora fala que deve estar uma maravilha andar pelo Rio de Janeiro e encontrar uma gente bacana por toda a cidade. Uma baita festa.

Eu entendo muito bem este espírito e ontem fez um dia de inverno ensolarado e aquela cidade é fantástica demais com tantas cores. O verde do morro e do mar, misturado com o azul do céu e do mar fica marcado na gente pra toda vida.

Deve estar uma festa mesmo. Mas também deve ter bastante caos. Zonas conflagradas e conturbadas. Trânsito caótico. Melhor você estar na área nobre se não pode ser pica, que é uma expressão que os cariocas usam muito.

Confesso que aquele momento Jobim da cerimônia de ontem me fez chorar, pois foram 12 anos que vivi ali e aprendi e cresci e mais do que tudo sonhei, porque o Rio é uma cidade que a gente sonha, o Rio não é aquilo que nosso desleixo deixou se transformar.

Mas é isso. Vamos ver se a pedra da injustiça não incomoda tanto e podemos curtir de certa maneira os jogos.


agosto - 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário