Agora há pouco, estava lembrando que eu desenhava um pouco quando era pequeno. Só desenhava rostos. Não me interessavam casinhas, sóis, cachorros ou carros. Só desenhava caras e gostava mais dos perfis. Meu avô organizou dois álbuns de desenhos meus que eram basicamente rostos vistos de lado.
Isto me fez lembrar uma frase que li por aí; “Quando o único instrumento que você tem é um martelo, todo problema que aparece você trata como um prego”. Boa, não é? É do Mark Twain.
Muitas vezes acaba ficando assim. Como se você tivesse apenas um martelo. É a limitação que a gente sente, uma falta de mais amplos horizontes.
Tem muita gente boa por aí que dá a impressão de só ter um martelo.Tem um mega campeão de tênis que, nas entrevistas, me parece só saber responder perguntas referentes ao tênis. E tem também um craque de futebol mundial que vai no mesmo plano. Acho que estes dois só tem um martelo na vida, mas que baita martelo, não é não?
A lembrança de desenhar também me trouxe a imagem da criança desenhando. A criança geralmente bota a língua pra fora, num dos cantos da boca. Mafalda e sua turma desenham assim. Quino é um gênio.
Também me veio à mente a borracha. Dia destes, um colega de rede jurou ter gastado uma borracha até o fim e ficou surpreso com isto. Ele afirma que borracha nunca se gasta, sempre se perde. É como guarda chuva. Sempre se perde, e todo mundo perde e ninguém acha um guarda chuva. E isto me fez lembrar também de uma historinha do Barão de Itararé que vai assim;
O homem cumprimentou o outro, no café.
-- Creio que nós fomos apresentados na casa do Olavo.
-- Não me recordo.
-- Pois tenho certeza. Faz um mês, mais ou menos.
-- Como me reconheceu?
-- Pelo guarda-chuva.
-- Mas nessa época eu não tinha guarda-chuva...
-- Realmente, mas eu tinha...
E assim é o domingo. Uma corrente de pensamentos que vão se interligando sem fim. Acho que o domingo foi feito exatamente pra isto. Pra pensar. Pra refletir. Por isto a maioria das pessoas não gosta muito deste dia. O domingo vai nos moendo sem pena e se por algum descuido você escuta a voz do Faustão ao entardecer misturada à alguma locução de futebol, dá um ruim, não dá?
Bueno, com esta me vou. Além do mais, me mudei, casa nova, tem um ou dois quadros pra colocar na parede... Nada que um martelo e alguns pregos não resolvam.
Bom domingo pra vocês, gurizadinha.
FC
25/05/14
https://www.facebook.com/pages/Cor%C3%B4nicas/1408993059364173?focus_composer=true&ref=hl
Nenhum comentário:
Postar um comentário