terça-feira, 2 de setembro de 2014

PARAÍSO AMEAÇADO

Ary serve batata frita e cerveja com um sorriso na boca.

Ele trabalha num quiosque na Praia do Forno, uma das tantas praias do Arraial do Cabo, litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

É uma praia pequena e o acesso por terra é um pouco difícil, pois fica atrás do morro, então há que subir uma boa ladeira e depois descer até se chegar na areia. Mas depois que a gente recupera o fôlego, vê que valeu muito a pena, pois o lugar é lindo demais.

Então é preciso brindar, e é o Ary quem traz a cerveja. E junto com a cerveja traz também sua gentileza e seu orgulho por aquele lugar. Então fala um pouco sobre algumas curiosidades, fala sobre as melhores épocas do ano, fala sobre o vento e a temperatura e estas coisas que a gente presta muita atenção quando são ditas com simplicidade e nobreza.

Ary tem a fineza no jeito e no olhar, mas seu sorriso tranquilo se dissipa quando anuncia:

- Sabe que tão querendo fechar a praia? O prefeito e o Eike Batista têm um projeto de construir 4 resorts aqui. Querem botar um muro ao longo do morro e o acesso  só poderia ser feito pelo mar, por lancha. A Praia do Forno é uma reserva mas eles querem que seja uma praia particular. Parece que tem uns advogados que tão tentando impedir.

Ora, vejam! Querem roubar o mar do Ary. Do Ary e de tantos outros. Ary tá preocupado. Ele gosta muito do seu paraíso. E de seu paraíso nunca estiveram tão perto os vândalos da humanidade.

Fernando Corona - 2013 - RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário