terça-feira, 29 de julho de 2014
VAMOS ANIMAR?
Tem música e alegria no ar. To bem, to quieto. Divagando sentado. De repente vejo alguém vindo em minha direção com os braços estendidos. Ela, dançando, sorri e diz.
- Tu tá muito desanimado! Vamos animar um pouco? Vem! Vem comigo. Vamos dançar.
Então sou pego pela mão e levado, como uma criança que vai pra escola, pro meio das pessoas, e danço com um estilo de outro século e faço uns passos cômicos pros amigos rirem um pouco (nem precisaria. Parado já sou esquisito) e disfarçando, vou saindo pela tangente e dou um Godot e consigo voltar até minha posição inicial, o meu labirinto confortável. Claro, não sem antes ouvir a frase que sempre se repete:
- Tu é bem sem graça mesmo.
É obrigatório ser animado. Se você não for animado, você tá fora. Você tem de ser Abadá, festa Rave, você tem de ser Bloco. Uma ponta de melancolia no seu semblante e sempre tem alguém perguntando o quê que você tem. Por falar nisso, li uma frase bacana dia destes:
A MELANCOLIA É A FELICIDADE DE ESTAR TRISTE.
Diz que a frase é do Vitor Hugo, mas tem tanta mentira na Internet que já não se pode mais afirmar nada. Na época do livro não se podia mentir tanto, e as mentiras não eram tão velozes. Também achei uma frase boa sobre este lance:
A MENTIRA PODE DAR A VOLTA AO MUNDO, ENQUANTO A VERDADE AINDA NEM CALÇOU AS BOTAS.
Esta, diz que é do Mark Twain.
Mas saí do assunto. Voltando.
Sou músico e por isto já ouvi tantas vezes:
- Toca alguma coisa animada, senão a gente dorme.
Bem assim. As pessoas precisam estímulos externos
para criarem o ânimo. Já não chega o álcool. Agora é energético, é ecstasy e mais uma catrefa de químicos feitos pra prolongar a alegria, ou a fuga. E música. Música tem de ter sempre e tem de ser insana.
Já faz um tempo, resolvi experimentar, quando estava na moda, estes energéticos com uísque. Tomei 6 ou 7. Acho que um anulou ao outro. Fiquei mais sóbrio do que antes e uns 200 pila mais pobre. Maravilha, né?
Ouvi falar também de um energético criado por um famoso médico italiano. O Doutor Guido. Diz que é muito bom. Chama-se Power Guido. Talvez experimente dias destes.
Eu sei. A piada é fraca, mas acho bonitinha.
Acho que a gente não quer ficar com a gente. Cada vez mais é assustador pensar, meditar, contemplar.
Então, vamos pra galera! Vamos animar!
Pra terminar, nunca esqueço do começo de uma crônica do Veríssimo que diz assim;
BOM MESMO É SENTAR NA POLTRONA DA SALA, LIGAR A TV NO CARNAVAL DA BAHIA, E GRITAR BEM ALTO; AINDA BEM QUE NÃO TÔ LÁ!!!
Fernando Corona - 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ainda tô lendo em doses homeopáticas. Aliás, a homeopatia foi provada como inóqua. Só na base da fé. O que não acontece com algumas tuas crônicas. Que me fazem doer a barriga de rir.
ResponderExcluir